Tapetes sofrem cotidianamente com o fluxo de pessoas e, em alguns casos, de animais de estimação. Por isso mesmo, eles acumulam sujidades rapidamente e, mesmo que já foram feitos para resistir a essa exposição, demandam cuidados, como a limpeza periódica.
Limpeza de Sofá e Estofados 24h: Chame agora no Whatsapp (31) 99373-1184
Realizar a lavagem periódica do seu tapete é o que garantirá, em grande parte, o seu tempo de vida útil, ou seja, por quanto tempo ele se manterá em bom estado, livre de manchas, odores e outras sujeiras acumuladas.
Mas qual é a forma correta de fazer a lavagem de tapete? Vale a pena usar produtos caseiros, como o vinagre? Quando é necessário contratar um profissional? Descubra tudo isso aqui. Boa leitura!
Como lavar o meu tapete?
Há uma grande variedade de tapetes: grandes, pequenos, felpudos, sintéticos… Por isso mesmo, o primeiro passo é conhecer a superfície do seu tapete e, a partir dela, decidir como realizar o processo de lavagem e higienização.
Seja qual for o estilo do seu tapete, a forma mais eficiente de realizar a sua limpeza é através do processo a seco ou a semisseco. Nesse processo, são realizados os seguintes passos:
- Aspiração para realizar a retirada de sujeira seca (partículas grandes e pequenas);
- Lavagem a seco ou a semisseco para retirada das demais sujidades (como aglomeração de fungos);
- Aplicação de produtos higienizantes para uma total limpeza do tapete;
- Extração por sucção, utilizando máquina extratora.
Essas quatro etapas são essenciais para garantir uma limpeza total e duradoura para o seu tapete. Além disso, elas também garantem que o tapete não sofra danos devido ao uso de produtos equivocados, como escovas, água sanitária e outros, que podem prejudicar o tapete de forma permanente.
Lavagem de tapete de forma caseira: funciona ou não?
O uso de fórmulas caseiras, como o vinagre com bicarbonato, pode trazer severos danos ao seu tapete, já que, por se tratar de uma mistura bastante ácida, haverá desgastes na superfície e, se for o caso, nas camadas mais profundas.
Além disso, por não acontecerem a sucção, extração e higienização, a lavagem não é completa e, logo, deixa de atuar em etapas importantes, como no combate de fungos e de outros micro-organismos que podem danificar o tapete e fazer mal à saúde das pessoas.
Quando contratar um profissional?
Já vimos os malefícios da lavagem caseira dos tapetes, especialmente quando se usa algum produto de efeito corrosivo, como o vinagre e o bicarbonato.
Assim sendo, sempre é preferível contratar um profissional especializado para realizar a limpeza do seu tapete, garantindo que os resultados sejam melhores e mais duradouros.
Em Belo Horizonte, a Stofs oferece um serviço moderno e confiável para a limpeza de tapetes, sofás e outros estofados. Com uma equipe treinada para atender às diversas demandas, a Stofs é referência nesse mercado.